Qual é a importância de Johann Sebastian Bach?
O universo da música é permeado por nomes que todos já ouvimos algumas vezes por aí. Nomes de grupos, movimentos, períodos e personalidades, que fazem parte do nosso imaginário popular, e simplesmente assumimos serem importantes por... algum motivo. Mas o quanto nós realmente sabemos sobre Mozart, Beethoven, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, os Tropicalistas, os Racionais MC’s ou Louis Armstrong? Qual é o peso real que cada um desses nomes tem para a nossa história?
É com essas questões em mente que chegamos à estreia de um novo quadro no canal O Que É Música?, o Qual É A Importância?! Nesse quadro nós buscaremos dissecar a trajetória e a obra de cada um desses grandes nomes da história da nossa música, tentando entender qual foi a contribuição que deram para merecer esse nível de reconhecimento.
Nesse quadro, não nos ateremos a períodos, lugares e nem gêneros musicais. De um episódio para outro, poderemos ir do Brasil contemporâneo à Europa do Século XVIII, passando pelos Estados Unidos do início do Século XX. A única regra que tentaremos seguir será cronológica: há certos artistas e movimentos que dificilmente podem ser compreendidos sem que antes entendamos quem os influenciou diretamente. É o caso de Beethoven em relação a Mozart, e dos Tropicalistas em relação a João Gilberto e aos Beatles. Nesses casos, buscaremos sempre abordar os influenciadores antes de falar dos influenciados.
E tendo isso em mente, nada melhor do que abrir esse quadro com um compositor que é um dos verdadeiros alicerces para boa parte da música que ouvimos e produzimos até hoje: Johann Sebastian Bach. Representante do período conhecido como barroco tardio, ele é considerado uma das maiores mentes musicais do Século XVIII, que teve em sua escalação ninguém menos que Händel, Vivaldi, Haydn, Mozart e Beethoven. Com essas informações, só podemos assumir que ele deve ter dado alguma contribuição realmente grande para a história da música. Mas o que poderia assumir essa magnitude?
Aguce os ouvidos e seja bem vindo a mais um vídeo do canal O Que É Música?!