De que gênero musical você gosta?
Que tipo de música você gosta?
Eu tenho certeza que em algum ponto da sua vida você já respondeu essa pergunta, provavelmente dizendo que gosta de rock, pop, eletrônico, samba, maracatu, MPB, forró, funk, reggae, blues... É provável ainda que a resposta tenha sido algo na linha do “ah, eu sou eclético(a), gosto de vários tipos de música”. Obviamente, não existe resposta certa nesse caso.
Mas, por outro lado, você já parou para se perguntar por que o universo musical é tão repleto de diferentes vertentes, ou mesmo como ele chegou a esse ponto? O que motiva a humanidade a criar tantas maneiras distintas de praticar aquilo que em essência é uma mesma forma de expressão? É com essas questões em mente que chegamos ao 6º vídeo do canal O Que É Música?, em que buscaremos explorar o que são e para que servem os gêneros musicais.
Trata-se de uma questão controversa, e que já foi pincelada no canal, nos vídeos #2, #4 e #5, em que exemplificamos como o uso dos ritmos, dos timbres e dos acordes podem variar entre um gênero musical e outro. Agora, mergulhamos de cabeça no assunto, para descobrir que não se trata de uma questão puramente musical, mas que também guarda fortes relações com o universo da sociologia e da antropologia.
No trecho final do vídeo, vamos ainda mais longe. Ao apresentar o incrível website Musicmap e o conceito de genalogia musical, traçamos uma relação clara entre a história dos gêneros musicais e a Teoria da Evolução proposta por Charles Darwin. Quer descobrir que relação é essa? Basta clicar no vídeo! Para receber os vídeos completos toda semana, é só se inscrever no canal: